Livre-se do ESTOQUE

15/05/2014 08:38

Estoque em alta, troca de coleção, ponta de estoque. Todos nós já conhecemos muito bem esses termos. Mas será que estamos fazendo da maneira certa na hora de trabalhar estas mercadorias, ou simplesmente baixamos os preços para vender de qualquer forma? Conheça um pouco mais e saiba como trabalhar melhor o seu estoque, aumentando, assim, suas vendas.

1. Qual a quantidade ideal de peças para um estoque levando em consideração uma loja de aproximadamente 50 m2 ?

A. De 3.5 mil produtos a 5 mil produtos
B. De 2 mil produtos a 3.5 mil produtos
C. De 1 mil produtos a 2 mil produtos

2. Em uma loja que possui de quatro a seis vendedores qual a melhor estratégia adotada com eles na hora de aumentar as vendas e colocar aquelas peças que não tiveram velocidade nas vendas para fora, trabalhando com uma média de 50% de desconto final ?

A. Trabalhar com desconto de 15% a 25% dos valores em plrodutos e estimular os vendedores com 35% ou 25%, dependendo da margem estipuladas nos produtos, totalizando os 50% de desconto final.
B. Trabalhar com desconto de 25% a 35% dos valores em produtos e estimular os vendedores com 25% ou 15%, dependendo da margem estipuladas nos produtos, totalizando os 50% de desconto final.
C. Trabalhar com desconto de 35% a 45% dos valores nas peças e estimular os vendedores com 15% ou 5%, dependendo da margem estipuladas nos produtos, totalizando os 50% de desconto final.

3. A curva ABC é um método de classificação de iinformações para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número. O Sistema ABC consiste em três etapas: classe A: itens com menor valor, o grau de importância na administração de estoque é miníma; classe B: o grau de importância é médio (entre a classe A e a classe C); e a classe C, composta pelos itens com maior valor, sendo o grau de importância máximo. Como devo agir?

A. Classifico meu estoque (A B C).
B. Classifico meu estoque de maneira diferente.
C. Não classifico meu estoque por impacto (A B C).

4. Qual seria a melhor forma de se livrar do estoque, sem abrir mão da lucratividade ?

A. Trabalhar os produtos nas redes sociais e procurar ovos representantes.
B. Fazer promoões e liquidação das peças em estoque para aumentar as vendas.
C. Aumentar o valor das peças em estoque e aumentar o valor de desconto.

5. Qual o melhor momento para se fazer uma queima de estoque?

A. A hora da queima de estoque está vinculada a troca de coleção ou troca de modelos específicos.
B. O momento está diratamente ligado ao nível alto ou baixo do estoque.
C. É definido pelos produtos que estão com nível muito alto em estoque.

6. É melhor trabalhar com o estoque alto ou baixo ?

A. Alto, pois há mais peças para trabalhar e possivelmente para atender a um pedido maior.
B. O ideal é manter o estoque em um nível intermediário.
C. Baixo, pois não corremos riscos de encalhe.

7. Qual o melhor momento para se fazer uma contagem de estoque ?

A. A cada dez dias.
B. A cada 15 dias.
C. A cada 30 dias.

8. A preparação da loja é um fator muito importante na hora de se promover uma liquidação. Quais fatores devem ser levados em conta ?

A. Trabalhar a vitrine com as peças que mais chamam a atenção, mesmo que estas peças sejam as mais caras que você têm na loja. Coloque em evidência aquelas que contam com os melhores valores, espalhe aquelas que você quer que sejam vendidas mais rapidamente, focando a exposição dos valores de cada uma delas.
B. Trabalhar a vitrine com as peças intermediárias, mesmo que estas sejam as mais caras ou com valores intermediários, e evidencie itens no meio da loja que possuem os melhores valores.
C. Trabalhar a vitrine com as peças com valores reduzidos, mesmo que estas peças sejam de qualidade ou modelo inferior.

9. Quando se faz qualquer previsão de demanda é muito importante reduzir as incertezas. Em outras palavras, podemos dizer que a tomada de decisão está relacionada a quanto o indivíduo conhece o processo. Qual seria o melhor dos três modelos de classificação de demanda ?

A. Demanda regular o constante - acontece quando a necessidade de materiais é constante ao longo do tempo ou tem pequenas oscilações de tal forma que podemos identificar um comportamento regular  ao longo do tempo.
B. Demanda crescente ou demanda decrescente, também conhecida por modelo tendencioso - acontece quando nota-se um crescimento ou decréscimo do consumo ao longo do tempo. O consumo médio varia significativamente para cima ou para baixo ao longo do tempo.
C. Demanda irregular, também conhecida por modelo sazonal de consumo - acontece quando são percebidas variações irregulares sem tendência crescente ou decrescente. São variações aleatórias tanto positivas quanto negativas de grandes proporções em um período de tempo.

10. Um depósito desorganizado prejudica os processos de localização, de separação e de contagem física dos estoques. A organização envolve layout, limpeza e descarte do que não está sendo mais utilizado. Além disso, é fundamental ter um lugar corretamente dimensionado para cada coisa. Levando em consideração essas informações, você esta organizando seu estoque de maneira correta ?

A. Sim, organizo dentro dos padrões citados acima.
B. Organizo de forma similar ao meu estoque, mas com particularidades que considero pertinente ao negócio em que atuo.
C. Não organizo como deveria e sinto que alguns prejuízos vem ocorrendo devido a esta falha.

RESPOSTAS

PARA PESSOAS COM MAIOR NÚMERO DE ACERTOS (A)
Parabéns ! Sua empresa está fazendo o correto. Ampliar sua rede de conhecimento e adotar um bom relacionamento com seus funcionários lhe proporcionará bons lucros. Conhecer bem todo o processo faz do seu negócio um sucesso.

PARA PESSOAS COM MAIOR NÚMERO DE ACERTO (B)
Sua empresa está no caminho certo. Ficar "em cima do muro" não faz de você um vencedor, mas ajuda a manter o equilíbrio. Crie novas oportunidades de negócios, invista mais em seu estoque e diversifique sua rede de conhecimentos, pois isso lhe ajudará a obter uma maior rentabilidade.

PARA PESSOAS COM MAIOR NÚMERO DE ACERTOS (C)
Atenção, pois alguns cuidados devem ser tomados. Nem sempre preços baixos e grandes promoções são suficientes para queimar seu estoque. Estimular funionários e ampliar conhecimentos ainda é também um ótimo caminho. Tenha muito cuidado para não cair no desespero da venda a qualquer custo, pois isso pode lhe trazer muitos prejuízos e prejudicar seus negócios.

 

Fonte: Revista Gestão & Negócios
Numero 65