Empresas de Sucesso : O que fazem ?

26/06/2014 16:12

Empresas de Sucesso : O que fazem ?

Uma das coisas que mais nos chama a atenção é como no mundo de hoje, extremamente competitivo, há empresas que vencem os desafios e empresas que sucumbem  frente à concorrência. Analisando o que fazem as empresas de sucesso, podemos enumerar algumas coisas fundamentais que elas realizam:

1. Não perguntam o que seus clientes querem: surpreendem seus clientes !
Uma das coisas que temos de lembrar é de que as empresas de sucesso não ficam perguntando o que seus clientes desejam. Nem sempre os clientes sabem o que querem. As empresas é que têm a obrigação de, ao ouvir o mercado, desenvolver produtos e serviços que vão surpreender seus clientes.

2. Entendem que prestação de serviços é o novo nome do jogo.
Essas empresas entendem que de nada adianta você ter o "melhor produto" ou o "maior estoque". O importante é ter "o melhor serviço". Assim, por exemplo, num supermercado de nada adiante ter as gondolas cheias e bem apresentadas se a cliente demorar 50 minutos para sair no chekout.

3. Sabem que o maior capital de uma empresa é o "capital humano".
Assim, essas empresas treinam, treinam e treinam seus funcionários e fazem com que eles tenham empatia com os clientes (isto é, coloquem-se no lugar do cliente) quando com eles se relacionam. De nada adianta ter uma empresa muito bem apresentada, com instalações perfeitas, se as pessoas que a compõem não surpreenderem seus clientes.

4. Sabem que é preciso ter consistência e constância nos serviços.
Isso quer dizer que as empresas de sucesso têm normas e procedimentos que todos conhecem e utilizam. São empresas que hoje, amanhã e depois prestam serviços de qualidade. O que mais irrita um consumidor é ver que a empresa é inconsistente - hoje faz de uma maneira, amanhã de outra, depois de outra, mudando politicas a cada instante.

5. Têm excelente relacionamento com fornecedores.
Empresas de sucesso sabem da importância de um bom relacionamento com fornecedores. Empresas que não cultivam o bom relacinamento com fornecedores não podem ter sucesso. Assim, pagar em dia, respeitar contratos, respeitar pedidos é fundamental.

6. Relacionam-se bem com toda a comunidade.
Essas empresas de sucesso compreendem a importância de ter uma boa imagem na comunidade. Assim, participam de programas sociais e culturais e estão sempre presentes na comunidadas sociais e culturais.

 

Esses seis fatores são alguns dos que mais têm chamado a atenção. É claro que existem outros que fazem o sucesso das empresas que precisam competir no mundo globalizado de hoje. As empresas têm de mudar. Mudar ou morrer. A competição será a cada dia mais acirrada e a globalizaçao, um fato irreversível. Só mesmo com muita garra e competência e fazendo as coisas certas, poderá a empresa vencer os desafios deste novo século.

 

Fonte: Professor Marins 
Antropologo e Consultor Empresarial
www.anthropos.com.br/